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segunda-feira, 30 de novembro de 2009

(RE)Pensando projetos...

ROTEIRO

1. ACOLHIMENTO
2. DINÃMICA DA VIAGEM
3. FORMAÇÃO DE GRUPOS
4. MOMENTO DE ESTUDO
5. SOCIALIZAÇÃO
6. SISTEMATIZAÇÃO
7. PROBLEMAS E TEMÁTICAS
8. ORIENTAÇÕES SOBRE PROJETO
9. AVALIAÇÃO
10. ENCERRAMENTO


MALAS PRONTAS

Anna Carolina Daltro Sampaio

Tenho um encontro marcado comigo.

Preciso viajar até o interior do meu eu.

Sossegar... aquietar-me... calar...

Sentir o meu eu... escutar a minha voz...

Conhecer quem eu sou... como estou...

Descobrir quem desejo e mereço vir a ser...

Desvendar meus ideais... decifrar meus

Sonhos... Conceber a trajetória...

Juntar coragem... ousadia... paixão... fé...

Preparar-me... animar-me...

Dar a partida! Sair em busca! Passo a passo...

VOU CAMINHANDO... SIGO VIAGEM!!!

Tropeços... dúvidas... incertezas...

Erros... medos... cobranças... Mas ainda assim

Sigo... Passo a passo... continuo viagem!

As mãos em movimento... o milagre da

Transformação.

Alegrias, encontros, sucessos... não tardam.

A certeza do quanto e de como sou capaz

Fortalece o meu SER

Aventureiro e sonhador. Cientista e lunático

Guerreiro e educador. Solidário e político

CIDADÃO!

VOU CONSTRUINDO... SIGO VIAGEM!

Dia a dia... malas prontas... dia após dia...

Plantão permanente ... aprendendo e

Descobrindo...

Prontidão poderosa... refletindo e agindo...

Contra a rotina, contra a mesmice.

Cada dia... um novo dia.

Cada dia... uma nova aventura.

Todo dia... sempre... um novo porto...

Ou um novo parto... uma nova estação.

Cada dia... todo dia...

Um novo eu.

SENDO FELIZ...

VIVENDO EM PAZ.




CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO

È um processo educativo desencadeado por uma questão que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto de pontos de vista.
• A aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado.
• No projeto, predomina a cooperação: professores e alunos assumem o papel de pesquisadores.
• Estabelece conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade.
• Trabalha com diferentes tipos de informação.
• Leva alunos e professores a perceber que há diferentes formas e caminhos para o aprendizado.
• Leva alunos e professores a agir com flexibilidade, a acolher a diversidade e a compreender sua realidade pessoal e cultural.

Assim, o trabalho na perspectiva de projetos parte de uma visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo, no qual os alunos vão conseguindo interpretar a realidade e dar-lhe significado, compreendendo-a cada vez mais profundamente. Trata-se de um processo ativo e participativo.
Essa perspectiva enfatiza a problematização de situações e a busca efetiva de soluções como caminho para envolver os alunos em um processo rico e dinâmico, no qual vão a prendendo, de forma não fragmentada, a compreender e a intervir no mundo em que vivem.


]
Lúcia Helena Alvarez Leite, Maria Elisabete P. de Oliveira,
Mércia Diniz Maldonado,in Diários/Projetos de Trabalho,
(cadernos da TV Escola, série PCN na Escola). SEED/SEF/MEC, 1998, p. 91-94




APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O trabalho deverá abordar uma problemática da educação de interesse do professor cursista. Nesse trabalho o professor definirá temática, a problemática a ser desenvolvida, fundamentação teórica, objetivos a serem atingidos, metodologia, cronograma, equipe de trabalho, avaliação, bibliografia e anexos com textos variados.

Especificidades técnicas sobre o projeto:

• Impressão em duas vias (professor cursista e formador);
• Papel A4, margens: Superior e esquerda 3,0 cm; Inferior e direito 2,0 cm;
• Espaço 1,5, fonte tamanho 12 Arial ou times New Roman
• O projeto deverá conter nome da escola na qual se desenvolverá o trabalho, professores autores, nome do projeto (temática), local e data.

A análise dos trabalhos seguirá os seguintes critérios:

• Sustentação do tema em todo o desenvolvimento do trabalho;
• Clareza das atividades perante objetivos propostos;
• Adequação das atividades à(s) série(s) proposta(s);
• Grau de importância e relevância temática;
• Coerência e consistência da linguagem e das idéias;
• Uso adequado do referencial teórico e atualidade do trabalho;
• Consideração às partes descritas no guia geral e adaptadas à realidade do Programa Bahia;
• Relação entre proposta de trabalho e os Parâmetros Curriculares Nacionais.




ETAPAS PARA O PROJETO/GESTAR II

1. PROBLEMÁTICA: deve ter uma relação direta com a temática. È a constatação de uma situação de entrave à aprendizagem, ao trabalho.
2. TEMÁTICA: é a proposta para sanar, atenuar o problema identificado/escolhido. Deve ser definida visando também desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa, contextualizando-os à realidade da sala de aula.
3. JUSTIFICATIVA: por que realizar o projeto? Esclarecer a importância para o grupo, tendo como referência a proposta curricular. A justificativa pode aparecer dentro da problemática.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: deve conter teóricos que embasem os argumentos apresentados.
5. OBJETIVOS GERAIS: deve estar representando objetivos que determinam mudanças (atitudinais, comportamentais e conceituais) amplas como: formar cidadão, visão crítica, leitor crítico, produtor autônomo, usuário da língua etc.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (para quê?) tem uma relação direta com os conteúdos. Representa objetivos menores, destrinchando o objetivo geral. Ações que dizem como se vai alcançar o objetivo geral.
Exemplos de verbos: (que mostra o comportamento que se deseja alcançar com os alunos): pesquisar, comparar, contribuir, identificar, observar criticamente, conscientizar, concluir, conhecer, analisar, inferir, interpretar.
7. METODOLOGIA: como serão executadas as ações propostas. São ações efetivas. Como cada um vai atuar dentro do processo. Na metodologia devem estar presentes a relação das estratégias (como será o caminho, a forma escolhida e recursos para trabalhar os conteúdos).
Exemplos de verbos: confeccionar, investigar, discutir, analisar, debater, realizar oficinas, promover atividades, ler livros, produzir.
Exemplos de substantivos: leitura, pesquisa, elaboração, produção, comparação, audições, visitas, trabalhos em grupos, aulas, seminários, palestras, dinâmicas.
8. CONTEÚDOS: os conteúdos levantados devem ter relação com a temática. Deve-se observar também a adequação quanto à quantidade e maturidade do público envolvido. Os temas podem abordados nos conteúdos. Os conteúdos podem estar presentes na metodologia e incluído os recursos que serão utilizados para as ações.
9. PÚBLICO ALVO: equipe de trabalho – estão relacionados às pessoas envolvidas e suas atribuições na execução do projeto.
10. CRONOGRAMA: como o projeto vai ser executado e cada fase. Quando? Quem fará? Por quanto tempo?
11. RECURSOS: pessoas envolvidas ativamente no desenvolvimento do projeto e os instrumentos e materiais para a concretização do mesmo.
12. AVALIAÇÃO: como vai ser avaliado o projeto (serão criados instrumentos?), o acompanhamento, a constatação das mudanças. È de responsabilidade de todos.
13. REFERÊNCIAS: bibliografia consultada para elaboração do projeto.


Partindo do óbvio, como sugere Gadotti (2001), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a idéia de movimento, de mudança.

Maria Adelia Teixeira Baffi


A sua origem etimológica, como explica Veiga (2001, p. 12), vem confirmar essa forma de entender o termo projeto que "vem do latim projectu, particípio passado do verbo projecere, que significa lançar para diante"

Maria Adelia Teixeira Baffi -


Na definição de Alvaréz (1998) o projeto representa o laço entre presente e futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.

Maria Adelia Teixeira Baffi -


Para Fagundes (1999), o projeto é uma atividade natural e intencional que o ser humano uti1iza para procurar solucionar problemas e construir conhecimentos.

Maria Adelia Teixeira Baffi -


Alvaréz (op cit) afirma que, no mundo contemporâneo, o projeto é a mola do dinamismo, se tomando em instrumento indispensável de ação e transformação.

Maria Adelia Teixeira Baffi -


Boutinet (2002), em seu estudo sobre a antropologia do projeto, explica que o termo projeto teve seu reconhecimento no final XVII e a primeira tentativa de formalização de um projeto foi através da criação arquitetônica, com o sentido semelhante ao que nele se reconhece atualmente, apesar da marca do pensamento medieval "no qual o presente pretende ser a reatualização de um passado considerado como jamais decorrido".

Maria Adelia Teixeira Baffi -


Pode-se dizer que a palavra projeto faz referência a idéia de frentes um projetar, lançar para, a ação intencional e sistemática, onde estio presentes: a utopia concreta/confiança, a ruptura/continuidade e o instituinte/instituído. Segundo Gadotti (cit por Veiga, 2001, p. 18),

Maria Adelia Teixeira Baffi -


Segundo Libâneo (2001, p. 125), o projeto pedagógico "deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola", tendo em conta as características do instituído e do instituinte.

Maria Adelia Teixeira Baffi


Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico

é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).



Maria Adelia Teixeira Baffi


"Se temos como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos numa realidade plural, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento.”

(Arroyo, 1994, p. 31).



O aprendizado e vivência das diversidades de raça, gênero, classe, a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos e, como tal, não podem ser desconsiderados pela escola". (Arroyo, 1994, p. 31).



São várias as modalidades de projetos educativos integrados, mas de um modo geral todas envolvem atitudes interdisciplinares, planejamento conjunto, participação ativa e compartilhada entre professores e seus alunos, bem como aspectos da realidade cotidiana de ambos.


Todos são co-responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho e, principalmente, vislumbram a possibilidade de, cada um, expor sua singularidade e encontrar um lugar para sua participação na aprendizagem.

http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3


A organização do trabalho escolar por projetos sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, pela possibilidade de promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano, ou seja, articular os pontos de vista disjuntos do saber, num ciclo ativo (Morin, 1981)


Em um projeto estamos sempre aprendendo a utilizar fontes de informação contrapostas ou complementares, e sabendo que ... "todo ponto de chegada constitui em si um novo ponto de partida" (Hernández, 1998, p.48).



Hernández (1998) chama Projeto de trabalho o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgride o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados e selecionados pelo/a professor/a e reforça que o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.


BIBLIOGRAFIA DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO:
ARANHA, M. L.. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989.
ARROYO, Miguel. Escola plural. Proposta pedagógica Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed,1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MORIN, E. El método: la naturaleza de la naturaleza. Madrid: Cátedra, 1981.
SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HERNÁNDEZ, Fernando.; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.
PETRY KEHRWALD, Isabel. Ler e escrever em Artes Visuais. In: NEVES, Iara et al. (orgs.). 4ed. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.





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