RSS

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ROTEIRO: TP 03

1.SENSIBILIZAÇÃO


2.MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS


Arrumar a sala com gêneros textuais diversos retirados de jornais, revistas ou outros suportes. (classificados, editorial, cartas do leitor, resultados de loterias, notas de falecimento, tiras, propagandas, resumo de novelas etc.)

· Pedir aos cursistas que observem o material exposto, dando um passeio pela sala;

Em seguida, fazer os seguintes questionamentos:

- Podemos considerar o material como textos? O que é texto?

- Vocês costumam trabalhar com esses textos em sala de aula?

- E Pensando no ensino através dos textos, qual seria o objetivo de LP? (apresentar o objetivo de Língua Portuguesa segundo o Guia geral ou PCN)

- E os textos apresentados são gêneros?

- O que são gêneros textuais?

- O que é tipologia textual?

Apresentar concepção de texto e linguagem e objetivo de LP .

● Colocar uma caixa no meio da sala contendo fichas com os nomes e características dos gêneros textuais expostos na sala, (cada nome e características do gênero deve constar em fichas individuais)

● Pedir a cursistas voluntários (um de cada vez) que retirem uma ficha da caixa e relacione com o gênero exposto correspondente.


3.FORMAÇÃO DE GRUPO


4.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Leitura do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, páginas 45 e 46

· Fazer, oralmente, para todos os grupos, as questões 4, 5, 6 e 7 da página 45 do TP.

Texto de Marcuschi e Ingedore Villaça – “LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO


5.ANÁLISE DE AVANÇANDO E AAAs


6.ATIVIDADE DE LEITURA E

PRODUÇÃO ESCRITA


7.SOCIALIZAÇÃO


8.SISTEMATIZAÇÃO


9.ENTREGA DE INSTRUMENTO

DE AVALIAÇÃO


· Solicite aos cursistas que façam a avaliação da oficina utilizando um dos gêneros citados: Poema, receita, classificados, bilhetes...


10.AVALIAÇÃO DA OFICINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário