1.SENSIBILIZAÇÃO
2.MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Arrumar a sala com gêneros textuais diversos retirados de jornais, revistas ou outros suportes. (classificados, editorial, cartas do leitor, resultados de loterias, notas de falecimento, tiras, propagandas, resumo de novelas etc.)
· Pedir aos cursistas que observem o material exposto, dando um passeio pela sala;
Em seguida, fazer os seguintes questionamentos:
- Podemos considerar o material como textos? O que é texto?
- Vocês costumam trabalhar com esses textos em sala de aula?
- E Pensando no ensino através dos textos, qual seria o objetivo de LP? (apresentar o objetivo de Língua Portuguesa segundo o Guia geral ou PCN)
- E os textos apresentados são gêneros?
- O que são gêneros textuais?
- O que é tipologia textual?
Apresentar concepção de texto e linguagem e objetivo de LP .
● Colocar uma caixa no meio da sala contendo fichas com os nomes e características dos gêneros textuais expostos na sala, (cada nome e características do gênero deve constar em fichas individuais)
● Pedir a cursistas voluntários (um de cada vez) que retirem uma ficha da caixa e relacione com o gênero exposto correspondente.
3.FORMAÇÃO DE GRUPO
4.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Leitura do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, páginas 45 e 46
· Fazer, oralmente, para todos os grupos, as questões 4, 5, 6 e 7 da página 45 do TP.
Texto de Marcuschi e Ingedore Villaça – “LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO
5.ANÁLISE DE AVANÇANDO E AAAs
6.ATIVIDADE DE LEITURA E
PRODUÇÃO ESCRITA
7.SOCIALIZAÇÃO
8.SISTEMATIZAÇÃO
9.ENTREGA DE INSTRUMENTO
DE AVALIAÇÃO
· Solicite aos cursistas que façam a avaliação da oficina utilizando um dos gêneros citados: Poema, receita, classificados, bilhetes...
10.AVALIAÇÃO DA OFICINA
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