segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Trabalhando Projetos...
ROTEIRO
1. ACOLHIMENTO
2. DINÃMICA DA VIAGEM
3. FORMAÇÃO DE GRUPOS
4. MOMENTO DE ESTUDO
5. SOCIALIZAÇÃO
6. SISTEMATIZAÇÃO
7. PROBLEMAS E TEMÁTICAS
8. ORIENTAÇÕES SOBRE PROJETO
9. AVALIAÇÃO
10. ENCERRAMENTO
CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO
È um processo educativo desencadeado por uma questão que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto de pontos de vista.
• A aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado.
• No projeto, predomina a cooperação: professores e alunos assumem o papel de pesquisadores.
• Estabelece conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade.
• Trabalha com diferentes tipos de informação.
• Leva alunos e professores a perceber que há diferentes formas e caminhos para o aprendizado.
• Leva alunos e professores a agir com flexibilidade, a acolher a diversidade e a compreender sua realidade pessoal e cultural.
Assim, o trabalho na perspectiva de projetos parte de uma visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo, no qual os alunos vão conseguindo interpretar a realidade e dar-lhe significado, compreendendo-a cada vez mais profundamente. Trata-se de um processo ativo e participativo.
Essa perspectiva enfatiza a problematização de situações e a busca efetiva de soluções como caminho para envolver os alunos em um processo rico e dinâmico, no qual vão a prendendo, de forma não fragmentada, a compreender e a intervir no mundo em que vivem.
]
Lúcia Helena Alvarez Leite, Maria Elisabete P. de Oliveira,
Mércia Diniz Maldonado,in Diários/Projetos de Trabalho,
(cadernos da TV Escola, série PCN na Escola). SEED/SEF/MEC, 1998, p. 91-94
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O trabalho deverá abordar uma problemática da educação de interesse do professor cursista. Nesse trabalho o professor definirá temática, a problemática a ser desenvolvida, fundamentação teórica, objetivos a serem atingidos, metodologia, cronograma, equipe de trabalho, avaliação, bibliografia e anexos com textos variados.
Especificidades técnicas sobre o projeto:
• Impressão em duas vias (professor cursista e formador);
• Papel A4, margens: Superior e esquerda 3,0 cm; Inferior e direito 2,0 cm;
• Espaço 1,5, fonte tamanho 12 Arial ou times New Roman
• O projeto deverá conter nome da escola na qual se desenvolverá o trabalho, professores autores, nome do projeto (temática), local e data.
A análise dos trabalhos seguirá os seguintes critérios:
• Sustentação do tema em todo o desenvolvimento do trabalho;
• Clareza das atividades perante objetivos propostos;
• Adequação das atividades à(s) série(s) proposta(s);
• Grau de importância e relevância temática;
• Coerência e consistência da linguagem e das idéias;
• Uso adequado do referencial teórico e atualidade do trabalho;
• Consideração às partes descritas no guia geral e adaptadas à realidade do Programa Bahia;
• Relação entre proposta de trabalho e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
ETAPAS PARA O PROJETO/GESTAR II
1. PROBLEMÁTICA: deve ter uma relação direta com a temática. È a constatação de uma situação de entrave à aprendizagem, ao trabalho.
2. TEMÁTICA: é a proposta para sanar, atenuar o problema identificado/escolhido. Deve ser definida visando também desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa, contextualizando-os à realidade da sala de aula.
3. JUSTIFICATIVA: por que realizar o projeto? Esclarecer a importância para o grupo, tendo como referência a proposta curricular. A justificativa pode aparecer dentro da problemática.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: deve conter teóricos que embasem os argumentos apresentados.
5. OBJETIVOS GERAIS: deve estar representando objetivos que determinam mudanças (atitudinais, comportamentais e conceituais) amplas como: formar cidadão, visão crítica, leitor crítico, produtor autônomo, usuário da língua etc.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (para quê?) tem uma relação direta com os conteúdos. Representa objetivos menores, destrinchando o objetivo geral. Ações que dizem como se vai alcançar o objetivo geral.
Exemplos de verbos: (que mostra o comportamento que se deseja alcançar com os alunos): pesquisar, comparar, contribuir, identificar, observar criticamente, conscientizar, concluir, conhecer, analisar, inferir, interpretar.
7. METODOLOGIA: como serão executadas as ações propostas. São ações efetivas. Como cada um vai atuar dentro do processo. Na metodologia devem estar presentes a relação das estratégias (como será o caminho, a forma escolhida e recursos para trabalhar os conteúdos).
Exemplos de verbos: confeccionar, investigar, discutir, analisar, debater, realizar oficinas, promover atividades, ler livros, produzir.
Exemplos de substantivos: leitura, pesquisa, elaboração, produção, comparação, audições, visitas, trabalhos em grupos, aulas, seminários, palestras, dinâmicas.
8. CONTEÚDOS: os conteúdos levantados devem ter relação com a temática. Deve-se observar também a adequação quanto à quantidade e maturidade do público envolvido. Os temas podem abordados nos conteúdos. Os conteúdos podem estar presentes na metodologia e incluído os recursos que serão utilizados para as ações.
9. PÚBLICO ALVO: equipe de trabalho – estão relacionados às pessoas envolvidas e suas atribuições na execução do projeto.
10. CRONOGRAMA: como o projeto vai ser executado e cada fase. Quando? Quem fará? Por quanto tempo?
11. RECURSOS: pessoas envolvidas ativamente no desenvolvimento do projeto e os instrumentos e materiais para a concretização do mesmo.
12. AVALIAÇÃO: como vai ser avaliado o projeto (serão criados instrumentos?), o acompanhamento, a constatação das mudanças. È de responsabilidade de todos.
13. REFERÊNCIAS: bibliografia consultada para elaboração do projeto.
1. ACOLHIMENTO
2. DINÃMICA DA VIAGEM
3. FORMAÇÃO DE GRUPOS
4. MOMENTO DE ESTUDO
5. SOCIALIZAÇÃO
6. SISTEMATIZAÇÃO
7. PROBLEMAS E TEMÁTICAS
8. ORIENTAÇÕES SOBRE PROJETO
9. AVALIAÇÃO
10. ENCERRAMENTO
CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO
È um processo educativo desencadeado por uma questão que favorece a análise, a interpretação e a crítica, como confronto de pontos de vista.
• A aprendizagem acontece a partir da interação entre o aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um contexto com sentido e significado.
• No projeto, predomina a cooperação: professores e alunos assumem o papel de pesquisadores.
• Estabelece conexões entre as informações, questionando a idéia de uma versão única da realidade.
• Trabalha com diferentes tipos de informação.
• Leva alunos e professores a perceber que há diferentes formas e caminhos para o aprendizado.
• Leva alunos e professores a agir com flexibilidade, a acolher a diversidade e a compreender sua realidade pessoal e cultural.
Assim, o trabalho na perspectiva de projetos parte de uma visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo, no qual os alunos vão conseguindo interpretar a realidade e dar-lhe significado, compreendendo-a cada vez mais profundamente. Trata-se de um processo ativo e participativo.
Essa perspectiva enfatiza a problematização de situações e a busca efetiva de soluções como caminho para envolver os alunos em um processo rico e dinâmico, no qual vão a prendendo, de forma não fragmentada, a compreender e a intervir no mundo em que vivem.
]
Lúcia Helena Alvarez Leite, Maria Elisabete P. de Oliveira,
Mércia Diniz Maldonado,in Diários/Projetos de Trabalho,
(cadernos da TV Escola, série PCN na Escola). SEED/SEF/MEC, 1998, p. 91-94
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O trabalho deverá abordar uma problemática da educação de interesse do professor cursista. Nesse trabalho o professor definirá temática, a problemática a ser desenvolvida, fundamentação teórica, objetivos a serem atingidos, metodologia, cronograma, equipe de trabalho, avaliação, bibliografia e anexos com textos variados.
Especificidades técnicas sobre o projeto:
• Impressão em duas vias (professor cursista e formador);
• Papel A4, margens: Superior e esquerda 3,0 cm; Inferior e direito 2,0 cm;
• Espaço 1,5, fonte tamanho 12 Arial ou times New Roman
• O projeto deverá conter nome da escola na qual se desenvolverá o trabalho, professores autores, nome do projeto (temática), local e data.
A análise dos trabalhos seguirá os seguintes critérios:
• Sustentação do tema em todo o desenvolvimento do trabalho;
• Clareza das atividades perante objetivos propostos;
• Adequação das atividades à(s) série(s) proposta(s);
• Grau de importância e relevância temática;
• Coerência e consistência da linguagem e das idéias;
• Uso adequado do referencial teórico e atualidade do trabalho;
• Consideração às partes descritas no guia geral e adaptadas à realidade do Programa Bahia;
• Relação entre proposta de trabalho e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
ETAPAS PARA O PROJETO/GESTAR II
1. PROBLEMÁTICA: deve ter uma relação direta com a temática. È a constatação de uma situação de entrave à aprendizagem, ao trabalho.
2. TEMÁTICA: é a proposta para sanar, atenuar o problema identificado/escolhido. Deve ser definida visando também desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa, contextualizando-os à realidade da sala de aula.
3. JUSTIFICATIVA: por que realizar o projeto? Esclarecer a importância para o grupo, tendo como referência a proposta curricular. A justificativa pode aparecer dentro da problemática.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: deve conter teóricos que embasem os argumentos apresentados.
5. OBJETIVOS GERAIS: deve estar representando objetivos que determinam mudanças (atitudinais, comportamentais e conceituais) amplas como: formar cidadão, visão crítica, leitor crítico, produtor autônomo, usuário da língua etc.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (para quê?) tem uma relação direta com os conteúdos. Representa objetivos menores, destrinchando o objetivo geral. Ações que dizem como se vai alcançar o objetivo geral.
Exemplos de verbos: (que mostra o comportamento que se deseja alcançar com os alunos): pesquisar, comparar, contribuir, identificar, observar criticamente, conscientizar, concluir, conhecer, analisar, inferir, interpretar.
7. METODOLOGIA: como serão executadas as ações propostas. São ações efetivas. Como cada um vai atuar dentro do processo. Na metodologia devem estar presentes a relação das estratégias (como será o caminho, a forma escolhida e recursos para trabalhar os conteúdos).
Exemplos de verbos: confeccionar, investigar, discutir, analisar, debater, realizar oficinas, promover atividades, ler livros, produzir.
Exemplos de substantivos: leitura, pesquisa, elaboração, produção, comparação, audições, visitas, trabalhos em grupos, aulas, seminários, palestras, dinâmicas.
8. CONTEÚDOS: os conteúdos levantados devem ter relação com a temática. Deve-se observar também a adequação quanto à quantidade e maturidade do público envolvido. Os temas podem abordados nos conteúdos. Os conteúdos podem estar presentes na metodologia e incluído os recursos que serão utilizados para as ações.
9. PÚBLICO ALVO: equipe de trabalho – estão relacionados às pessoas envolvidas e suas atribuições na execução do projeto.
10. CRONOGRAMA: como o projeto vai ser executado e cada fase. Quando? Quem fará? Por quanto tempo?
11. RECURSOS: pessoas envolvidas ativamente no desenvolvimento do projeto e os instrumentos e materiais para a concretização do mesmo.
12. AVALIAÇÃO: como vai ser avaliado o projeto (serão criados instrumentos?), o acompanhamento, a constatação das mudanças. È de responsabilidade de todos.
13. REFERÊNCIAS: bibliografia consultada para elaboração do projeto.
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