Apresentação de objetivo e roteiro
Relato de experiência
Pedir aos cursistas que relatem um ”Avançando na Prática” que tenham realizado em sala de aula;
- Recolher as atividades do “Lição de casa”.
Acolhimento
Vídeo Espermatozóides
Sensibilização
Análise de imagens:
Apresentar aos cursistas três imagens de lugares
E pedir que comentem:
* O que estas imagens lhe sugerem?
* Quais lembranças lhe foram despertadas?
* Qual imagem mais lhe agradou? Por quê?
Pedir aos cursistas que a partir da análise de cada imagem, construam coletivamente um texto publicitário, uma propaganda, sobre o lugar que mais agradou.
um cursista registra as idéias do grupo, até que a propaganda esteja pronta.
Analisar a produção atentando para a argumentação presente na propaganda:
- que argumento foi usado para “vender” o lugar escolhido?(É mais bonito? Mais barato? Mais relaxante? Ou outro argumento?)
Vivenciando a argumentação
Dinâmica do CONCORDO/DISCORDO/ARGUMENTO:
Fundamentação teórica
“Texto de referência” - páginas 59,60 e 61.
Planejamento de escrita
Como as idéias foram organizadas para chegar à produção da propaganda?
* No que nos baseamos para expor nossas idéias?
* Nos utilizamos de estratégias para criar o texto?
* As estratégias seriam as mesmas se fossemos produzir um poema?
* Como costumo pedir produções de textos aos meus alunos?
Refletir com os cursistas questões como:
· Para quem escrevo? (interlocutores)
· Por que escrevo? (objetivo)
· O que escrevo? (assunto)
· Como escrevo? (modo de dizer - linguagem)
Que gênero escolho?
Formação de grupos
Atividade de produção textual
Cada grupo receberá duas imagens de uma casa, para, a partir delas construir um texto seguindo o comando :
1- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Corretor de Imóveis, que tenta convencer o cliente a comprar a casa.
2- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Noivo, que tenta convencer a Noiva de que aquela é a casa ideal para eles.
3- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de uma Dona de Casa, que conta para uma amiga como é a casa que acabou de comprar.
4- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Arquiteto, que descreve para o cliente, a casa que está projetando.
5- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Ladrão, que tenta convencer o seu comparsa a roubar a casa.
Cada grupo fará a socialização do seu texto;
Refletir com o grupo sobre o planejamento de escrita usado para a produção dos textos.
Mobilização para próxima oficina
Avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário