RSS

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ROTEIRO: TP 06

Apresentação de objetivo e roteiro


Relato de experiência

Pedir aos cursistas que relatem um ”Avançando na Prática” que tenham realizado em sala de aula;

- Recolher as atividades do “Lição de casa”.


Acolhimento

Vídeo Espermatozóides


Sensibilização

Análise de imagens:

Apresentar aos cursistas três imagens de lugares

E pedir que comentem:

* O que estas imagens lhe sugerem?

* Quais lembranças lhe foram despertadas?

* Qual imagem mais lhe agradou? Por quê?

Pedir aos cursistas que a partir da análise de cada imagem, construam coletivamente um texto publicitário, uma propaganda, sobre o lugar que mais agradou.

um cursista registra as idéias do grupo, até que a propaganda esteja pronta.

Analisar a produção atentando para a argumentação presente na propaganda:

- que argumento foi usado para “vender” o lugar escolhido?(É mais bonito? Mais barato? Mais relaxante? Ou outro argumento?)


Vivenciando a argumentação

Dinâmica do CONCORDO/DISCORDO/ARGUMENTO:


Fundamentação teórica

“Texto de referência” - páginas 59,60 e 61.


Planejamento de escrita

Como as idéias foram organizadas para chegar à produção da propaganda?

* No que nos baseamos para expor nossas idéias?

* Nos utilizamos de estratégias para criar o texto?

* As estratégias seriam as mesmas se fossemos produzir um poema?

* Como costumo pedir produções de textos aos meus alunos?

Refletir com os cursistas questões como:

· Para quem escrevo? (interlocutores)

· Por que escrevo? (objetivo)

· O que escrevo? (assunto)

· Como escrevo? (modo de dizer - linguagem)

Que gênero escolho?


Formação de grupos


Atividade de produção textual

Cada grupo receberá duas imagens de uma casa, para, a partir delas construir um texto seguindo o comando :

1- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Corretor de Imóveis, que tenta convencer o cliente a comprar a casa.

2- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Noivo, que tenta convencer a Noiva de que aquela é a casa ideal para eles.

3- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de uma Dona de Casa, que conta para uma amiga como é a casa que acabou de comprar.

4- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Arquiteto, que descreve para o cliente, a casa que está projetando.

5- O grupo deverá escrever um texto, assumindo o papel de um Ladrão, que tenta convencer o seu comparsa a roubar a casa.

Cada grupo fará a socialização do seu texto;

Refletir com o grupo sobre o planejamento de escrita usado para a produção dos textos.


Mobilização para próxima oficina


Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário